quinta-feira, 11 de junho de 2009



Relacionamento estável, feliz, saudável e duradouro nos dias de hoje é coisa de poucos e bons. Parece loteria, é necessário um bocado de sorte e não sei se tenho sorte nesse tipo de jogo ainda. Fidelidade então, nem se fala. Se você já conseguiu relacionamento (sem as qualidades citadas anteriormente) já se dê por satisfeito.
Fico em dúvida: Porque que é tão difícil? Porque precisamos estabelecer relacionamentos amorosos? Porque os relacionamentos cada vez mais já começam fadados ao fracasso? Porque criamos tantas expectativas com relação a relacionamento amoroso como complemento da felicidade?
Vejo que nós damos muito valor ao tema e assim sendo, as expectativas com relação a isso são tremendas. Esperamos o grande amor de nossas vidas que nunca aparece. Idealizamos pessoas perfeitas que não existem e nós não existimos como as pessoas perfeitas que os outros esperam. A perfeição vem com uma lista enorme de exigências, que muitas vezes nem nós conseguimos cumprir. Amor e fidelidade encabeçam, claro, a listinha básica. Mas até que ponto a fidelidade é importante para um amor?
E até que ponto a (in) fidelidade pode ser letal ao amor? Fidelidade e amor andam de mãos dadas ou se repelem? Completam um ao outro, ou só existe um na ausência do outro?
Somos traídos de vários, não importa se próximos ou distantes. Traídos em pensamento, na ação, no sentimento. Somos traídos e traidores não do outro, mas da fidelidade. Matamos o amor (ou o que houver) e a fidelidade, não necessariamente na mesma ordem. Continuamos dia após dia a matá-los com requintes de crueldade. Estou meio cansada de participar dessas sessões passivas de tortura.
Não quero mais ser nem carrasca nem vítima desses suplícios. Com vistas à um ritual de ressurreição para o amor, decidi abdicar da fidelidade em seu termo básico. Até quero ser fiel, mas não faço mais questão de alguém fiel a mim.
Fidelidade vira, a partir de agora, gíria velha, bordão arcaico. Daqui pra frente, eu, de mãos dadas com o amor, solicito lealdade. Quero alguém que seja leal ao que me prometa, mas que não me prometa nada.
Que seja leal ao me pedir somente aquilo que eu puder dar e ainda que me peça somente aquilo que ele mesmo puder dar. Que me diga na cara verdades doídas, mas que acaricie esta mesma face, se tiver apreço. Que me beije somente quando queira. Que faça sexo quando precisar de sexo e amor quando precisar de amor. Alguém que diga a verdade mesmo vendo as lágrimas rolarem, não importando se isso as fará parar de rolar ou correr mais rápido.
Não quero ser ninguém, exceto eu. Não quero ser de ninguém, exceto meu. Também não quero que ninguém queira ser eu ou ser meu.
Quero alguém que ande num caminho o mais paralelo possível ao meu. Não quero o caminho de ninguém e não divido o meu.
Eu quero amor, mas não quero amor lírico.
Nem amargo, nem doce.
Nem só certo, nem só errado.
Nem só sujo, nem só puro.
Nem só santo, nem só pecado.
Quero os abraços dos amigos e as tapas dos inimigos, porque são sinceros, são de verdade.
Quero motivo e amparo para as lágrimas.
Quero dar e receber razões para sorrisos.
Eu quero amor e lealdade com toda a fidelidade que me forem concedidos.
Feliz dia dos namorados para todos!

13 comentários

Não há de negar que está muito díficil de se relacionar, ainda acho q é a maioria está com medo de se abrir. Assim, fica impossível um relacionamento real, um encontro de almas... Mas, apesar das cicatrizes, ainda acredito em amores...

REPLY

É estranho neah... foi bom você ter questionado, estava imersa no clima de deprimência dos sem-namorados...
Acho que é tanto por modismo e sei lá, ver que as pessoas são mais felizes acompanhada... {mas nós nunca vemos o por trás das câmeras... quando os dois estão a sós, brigando ;P}
Talvez seja uma forma de garantir que não se termine a vida sozinha... ou ter alguém sempre (?) 'disponível' para fazer as coisas com você. [mas observemos que há a responsabilidade de ser recíproca também... S:]
É complicado.
;*

REPLY

Nossa, que desabafo, heim!

Bom, vamos por partes: eu ainda acredito no amor! Mas acho que algumas frases ajudam as pessoas a entender melhor o que deve ser um relacionamento amoroso. A principal delas é que o amor não pode ser usado para resolver nossos problemas. Na realidade, o amor começa de verdade quando resolvemos nossos problemas ANTES.

Eu já acreditei em amor idealizado, hoje nem tanto, mas ainda assim acho que belas histórias podem existir: ou melhor, existem. O grande lance dessa história de amor parece ser, mesmo, não achar que nossas espectativas devam ser mais reais do que a própria realidade. Outra frase que já repetidas vezes escrevo: não existem pessoas perfeitas, mas intenções perfeitas. Então, navegando na imperfeição do mundo, vamos recheando-o de intenções coloridas e sonhadoras...

REPLY

O que não pode faltar nunca em um relacionamento é o respeito mutuo. E isso tambem é dificil.
O ser humano trai por instinto. É normalissimo nos interessarmos por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. É normal tb querermos companheirismo com um e apenas sexo com outro (e estou falando aqui em nome das mulheres tb).
Mas se há respeito na relação isso é algo que pode ser conversado e contornado!!!
Beijos

REPLY

Não sei se é uma questão de sorte. Penso que trata-se mais de paciência e perseverança. Afinal, a maioria das pessoas senta no calor de suas casas e espera pela pessoa certa.

Visite, comente, adicione:
http://menumulher.wordpress.com

Siga-nos no Twitter:
http://twitter.com/menumulher

REPLY

Amor é uma loteria mesmo. Às vezes a gente ama e não é correspondido, às vezes amam a gente e a gente apronta. Não só na relação conjugal, mas na relação entre pais e filhos, irmãos e amigos também. Quem nunca teve a confiança traida, não é?
Ter bons amigos e uma família adorável, mesmo com todos os problemas cotidianos, já é uma dádiva. Seria pedir muito eu desejar alguém para amar? Sei lá... as vezes acho que essa coisa de relacionamento é uma imposição da sociedade. Mesmo porque eu sou capaz de amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, coisa que não é muito bem aceita, mas da minha parte é verdadeiro.
Parabéns menina. SOu fã do seu blog!
Bjo

REPLY

Maravilhoso seu texto, parabéns!

Eu acho as pessoas querem tanto encontrar o "par perfeito", que não percebem como é bonita a imperfeição.
Lidar com diferenças, defeitos, dificuldades, brigas, etc, ninguém quer, mas é assim que se constrói o amor. Só se ama de verdade quando se respeita o outro, sem querer adequá-lo a você. É pensar que o bem que o outro de faz é maior que qualquer divergência.
Pena que quase ninguém percebe uma coisa tão óbvia...
Pena que todo mundo quer ser compreendido, mas não está disposto a compreender...

Pena...

REPLY

Belíssimo texto.

Você ewscreve as ansiedades de todos nós.

Vivemos num mundo que decretou a morte da pemanência.

Tudo é superfluo e...rapidinho.

Um abração e obrigado pelo seu prestigio aos meus blogs.

REPLY

Nossas gerações, cada vez menos tolerantes, mais apressadas, mais prepotentes, e com turbinas de comunicação e conhecimento de novas pessoas o tempo todo.

Quem não tem equilibrio só consegue se desequilibrar.

By Rico

REPLY

Oii!
Aii, como todos os outros textos, esse nao poderia ser diferente, está lindo d+.
Sabe, eu acredito que exista essas "almas gêmeas" mas sabemos que não são pessoas perfeitas, isso não existe neh.
Mas eu ainda espero encontrar a minha cara metade (hahaha) por mais difícil que esteja sendo.

Obs.: Entrei nakele site que tem os papéis de parede (axo q eh isso) e ñ consegui achar nenhum pra colocar no blog.

bju =D

REPLY

Mudou de layout de novo? Gostava do outro, mas esse ficou legal também...

REPLY

Hj esta mais em conta comprar uma casa doq arrumar um namorado que nos respeite. Gostei daki garota. Bjs

REPLY

acho que fidelidade não necessariamente vem junto com amor, mas com possessividade certamente sim. E eu sou possessiva demais (um grande defeito que veho tentando amenizar)... não sei ser de vários e n sei estar com alguém que seja de várias... mas sei que isso não tem nada a ver com o amor que sinto, mas sem isso eu não sentiria amor. Não sou um ser evoluído... :/

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates