quarta-feira, 20 de março de 2013


Lua de mel ideal para quem tem poucos dias

Parte 1

Como no casamento italiano de agosto não pudemos fazer uma viagem de lua de mel por questões de tempo (leia na retrospectiva 2012), no casamento carioca de dezembro, decidimos que merecíamos uma lua de mel. A decisão pelo cruzeiro foi a melhor, pois gostaríamos  de conhecer mais de um lugar mas havíamos pouco tempo a disposição entre os dias após o casamento e antes de retornar a Milão.

Optamos pelo navio Orchestra da MSC, que fez o itinerário Rio de Janeiro- Búzios- Ilhéus-Salvador, em 5 dias, desembarcando pela manhã novamente no RJ, no sexto dia.



No momento da reserva, escolhe-se o tipo de cabine que deseja ficar e o tipo de pacote.
Aconselho tirar dúvidas antes de fechar o pacote adequado pra expectativas individuais. Existem vários pacotes, do mais básico ao que inclui tratamentos relaxantes e/ou de beleza e bebidas alcoólicas durante as refeições.

A opção pelo cruzeiro foi acertada pois os serviços são de hotel 5 estrelas, com todas as refeições e serviços de suporte incluídos. Ainda, com entretenimento de resort (academia com vista para o mar, piscina, solarium, cassinos, salões de jogos, boate, teatro, brinquedoteca, teen's club etc- no pacote básico tudo no navio era incluído, exceto acesso ao spa, bebidas alcoólicas e demais compras) e a vantagem de passeios em outras cidades, que são as cidades da rota feita pelo navio escolhido.

Os tipos de cabines variam entre internas, internas com vista, externas e externas com varanda. Optamos por uma interna com vista e não nos arrependemos. Podíamos ver o mar da nossa janelinha do quarto, sem pagar a fortuna de uma cabine com varanda. Todas as cabines tem ar-condicionado, são suítes, tem frigobar, cofres e TV a cabo aberta a todos.


Cabine interna, com vista para o mar

TV,frigobar, armário, atrás do espelho era o banheiro da suíte. 


Os principais mistérios que povoam a cabeça de um marinheiro de primeira viagem são simples de serem entendidos e resolvidos, mas vou dar uma forcinha com essa lista básica:

1) Embarque:
O embarque é feito no porto do Rio, no Pier Mauá e tudo estava bem sinalizado com placas do MSC e muitos membros do MSC já orientavam as pessoas desde a chegada. Nesse momento, com o comprovante de reserva em mãos (nesse comprovante já constará o número e tipo da sua cabine e esse numero será sua identificação no cruzeiro), suas bagagens são etiquetadas e despachadas, para em algum momento posterior serem depositadas em frente ao seu quarto.
O navio já estava atracado na baía de Guanabara desde a noite anterior. O embarque era feito à partir das 10h da manhã e fechado às 16h, ou seja duas horas antes do início da navegação.
Os passageiros recebiam números e esses números iam sendo chamados por ordem de chegada.


Porto do Rio de Janeiro

Quando éramos chamados, passávamos por um controle de segurança, onde tiramos fotos e impressões digitais e nossos documentos foram controlados e anexados ao nosso cartão magnético MSC, que seria a chave do nosso quarto e a nossa “moeda” dentro do navio. Toda pagamento dentro do navio durante o cruzeiro é feito com esse cartão magnético.  Nesse momento, são cadastradas também suas informações de pagamento. No nosso caso, vinculamos um cartão de crédito que deve ser internacional. Isso nos leva ao nosso segundo mistério.  

Cartão magnético MSC. Serà sua chave e sua "moeda" de pagamento durante o cruzeiro.


2) Moeda :
Sim, a moeda para compras dentro do navio é o dólar. Não, você não precisa ter dólares em mãos ou passar em casa de cambio. 
Os preços de tudo lá dentro são mostrados em dólar e a conversão para sua moeda será automática.
No momento do embarque também (item acima!), é possível escolher a forma de pagamento, se em dinheiro ou cartão e tudo será cobrado no último dia, antes do desembarque.  
Ouvi dizer que quem escolhia pagar em dinheiro, deveria deixar já no momento do embarque uma quantia, ou em espécie ou debitada da conta-corrente como medida de segurança mas como não foi nosso caso, realmente não posso confirmar.

Dicas de ouro: Feche sua conta na noite anterior ao desembarque ou pague com cartão de crédito, para evitar as filas gigantescas e a confusão no dia do desembarque. 
Imaginem todos os 3000 passageiros indo ao mesmo tempo fechar as contas?! A MSC os organiza em grupos, divididos por cores e em horários e isso é avisado através do jornalzinho que a MSC deixa na cabine de cada um. Nós não passamos pelo tumulto do acerto de contas por causa do cartão de crédito. 
Outra dica, no balcão da recepção é possível controlar suas despesas diariamente e eu aconselho fazer isso para evitar cobranças indevidas.
Relembrando: o cartão magnético é a identificação do passageiro e a moeda dentro do navio durante a viagem, tudo, absolutamente tudo passa nesse cartão e inclusive nas cidades de escala para sair e entrar no navio, é necessário tê-lo sempre em mãos.

3) Refeições e bebidas

Todas as refeições são incluídas no pacote, todos os buffets  são abertos a todos, sem restrições e bebidas como água, suco, chás, café, leite são inclusive oferecidas por máquinas, disponíveis 24 horas por dia, no restaurante “la Piazzeta” (A Pracinha) no 13º andar, o andar da piscina. 
As bebidas alcoólicas são à parte e as bebidas servidas nos restaurantes à la carte e/ou servidas a mesa por garçons também devem ser pagas a parte.

4) Comunicação com o navio

Como saber o que está rolando já que são tantas opções de entretenimento?
Bem, a MSC é bem organizada e todo-santo-dia deixa um jornalzinho informativo em cada cabine, com toda a programação do dia, por exemplo: “Desembarque em Ilhéus as 8h, informações sobre como fazer, qual andar procurar. “Retorno ao navio até as 17h (Como e onde fazer e onde ter mais informações). 

O jornal é em português, inglês e espanhol e tem a lista de todos os eventos, de todos os bares, restaurantes, de tudo que vai acontecer naquela noite em cada bar, no teatro e demais eventos.

Foto da internet, mostrando como é o jornalzinho MSC

Além disso, um funcionário do MSC- digamos que ele seria o promoter, pois é o mesmo que abre as noites do teatro no navio- anuncia nos alto-falantes a programação e onde ter mais informações  e faz isso de tempos e tinha uma voz um pouco irritante. rs
Na recepção e no balcão de informações era possível sanar dúvidas com funcionários do navio, que falam português, inglês, italiano, espanhol.

5) Que tipo de trajes levar na mala para o cruzeiro?

 E' a dúvida de dez entre dez pessoas que viajam pela primeira vez.
O limite de bagagem era o de duas malas com peso total de até 90kg, mas pode haver alguma variação, portanto para evitar transtornos, informe-se antes. 
Leve em consideração o roteiro do cruzeiro.Viagem de navio, piscina,praia, sol, calor…
Leve uma mala de mão com uma muda de roupa para a piscina e itens básicos de higiene, assim você aproveita o navio assim que embarcar, pois suas malas podem demorar um pouco a chegar até a cabine.
Cruzeiros são cheios de festas e jantares temáticos e tem a famosa noite de gala, com o jantar com o capitão. Os detalhes dessa noite vão ficar para o outro post.

No jornalzinho, a sugestão de traje era informada pela MSC.

Para um cruzeiro como esse, com 5 noites, eu aconselharia ao menos um traje social/esporte fino para a noite de gala. De resto, vestidinhos e roupas leves para o dia. Vestidinhos mais arrumadinhos para a noite, camisas sociais e saias ou bermuda de alfaiataria, saltinhos baixos, sandálias rasteiras com pedrarias. Eu gostava de me vestir bonitinha a noite, afinal queria andar pelo navio, ir aos bares, dançar, aproveitar a música ao vivo ou o piano-bar. Como em todos os lugares, tem extremos: pessoas que exageram  na produção e pessoas que exageram na não produção. 
Adicione itens básicos de higiene e necessaire, não esquecendo de medicações anti-enjoo, que são comuns. 







Como esse post ficou enorme, aguardem os outros posts da série para maiores informações. 
Espero que não tenha que dividir isso em 10 exaustivas partes, hehe ;)

23 comentários

minha amiga viajou nesse cruzeiro eu vou no final do ano e espero me divertir muito (:
beijos

http://sonhodeoutubro.blogspot.com.br/

REPLY

Oi Nely, estou curtindo esse post (mesmo nao passando pela minha cabeça algo do gênero)mas sempre aberta para coisas novas. Apesar de ter trabalhado com turismo, nunca interessei-me por esses assuntos rsrs mas estou ansiosa para os próximos post (principalmente sobre enjôo rsr)
P.S.: Adorei os modelitos; cuidar da aparencia faz muito bem para auto-estima rsrsr Bella Donna
Bjs de viajante

REPLY
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Poxa, escrevi um comentário e sumiu rsrsr

REPLY
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Oi, Nely! Obrigada pelo comentário lá no blog. Que bom que você gostou ^^ Adorei as fotos dos seus casamentos, tão lindas! Um abraço

REPLY

Ilma, querida, obrigada pelo comentário! Vieram todos os comentários, sim. ;)

REPLY

Oi Nely, adorei o post! Eu tenho vontade de fazer um cruzeiro mas não tinha nocão de nada. Achei muito interessante :)

beijos

REPLY

Tenho certeza que vc vai se divertir sim! não faltam opções ;)

REPLY

Oi, Marcela! Eu tbm não tinha muita noção de nada, mas foi tudo super explicado pela MSC. A assistência deles é nota 10 :)

REPLY

Oi Nely adorei, irei fazer um mini cruzeiro em novembro com duas amigas e adorei suas dicas. Não sabia que águas e sucos eram grátis. As bebidas alcóolicas são muito caras? Você lembra por volta de quanto? Nos cardápios não encontrei caipirinhas, não tem?Obrigada e vou continuar acompanhando seu blog.
Lúcia

REPLY

Nely adorei suas dicas sobre o navio.
Irei fazer um Cruzeiro da MSC Orchestra Santos - Búzios - Ubatuba ( 4 noites), água e sucos não são cobrados?Você lembra por volta de quantos dólares custam as bebidas alcóolicas? Obrigada
Lúcia

REPLY

Oi, Lucia! Obrigada pelo carinho com o blog e seja sempre bem-vinda. Desculpe a demora em responder. A água e sucos só são cobrados se forem requisitados aos garçons que te trazem à mesa, durante as refeiçoes nos restaurantes, almoço ou jantar e restaurantes à la carte.
Durante o todo o dia, no andar da piscina, ou o chamado "La Piazzetta" (mesmo lugar do café da manhà e do almoço esquemas self-service), 13andar, tinham as maquininhas com água, suco, café, leite e chás. 24h, aberto a todos, era só encher sua garrafinha ou beber no copo :) Como almoçávamos nesse mesmo andar, 13 andar, na Piazzetta, onde era esquema self-service, bebíamos água e sucos sem pagar. No jantar, no restaurantes, ou seja, servidos pelo garçom, a latinha de refri custava uns 2.50 dólares. Os preços exatos dos alcoólicos não lembro nem se tinham caipirinhas ou outros drinks. :(

REPLY

Oi, Lucia! Obrigada pelo carinho com o blog e seja sempre bem-vinda. Desculpe a demora em responder. A água e sucos só são cobrados se forem requisitados aos garçons que te trazem à mesa, durante as refeiçoes nos restaurantes, almoço ou jantar e restaurantes à la carte.
Durante o todo o dia, no andar da piscina, ou o chamado "La Piazzetta" (mesmo lugar do café da manhà e do almoço esquemas self-service), 13andar, tinham as maquininhas com água, suco, café, leite e chás. 24h, aberto a todos, era só encher sua garrafinha ou beber no copo :) Como almoçávamos nesse mesmo andar, 13 andar, na Piazzetta, onde era esquema self-service, bebíamos água e sucos sem pagar. No jantar, no restaurantes, ou seja, servidos pelo garçom, a latinha de refri custava uns 2.50 dólares. Os preços exatos dos alcoólicos não lembro nem se tinham caipirinhas ou outros drinks. :(

REPLY

E nas festas, era servido alguma coisa, gratis, ou tudo era pago?
Claudia

REPLY

Ola.. adorei seu blog, otimo. Estou pensando em levar os dolores para a entrada, mas vc achou melhor no cartao de credito? isso evita filas??? Viajo dia 17/11/2013

REPLY

Oi gostaria de saber em q dia foi a resta de gala na ultima noite do navio ou é logo na primeira

REPLY

Nao me lembro exatamente, mas se nao me engano foi na segunda noite! Na ultima, com certeza nao foi, pq na ultima é qdo fazem o bingo.

REPLY

Tudo pago por fora, infelizmente.
Na noite gala com o capitao, eles servem cocktails de graça mas antes da cerimonia, ou seja entre as 18h-19h. :)

REPLY

Obrigada pelos elogios ao blog. Eu achei melhor o cartão pra evitar filas na hora de fechar a conta, mas a unica vantagem foi essa. Nao entendi sua ideia de levar os dolares para a entrada, tudo que vc consome no navio é pago somente no ultimo dia, na hora do desembarque. Eu nao levei nenhum dólar. Os reais que levei, usei fora do navio,

REPLY

Tenho essa duvida pq sei q as bagagens demoram né e na minha bagagem de mão não vou levar look da noite de gala não então se for na primeira noite estou perdida :( pq pra essa noite ai é bom uma roupinha mas assim assim né kkk bjs

REPLY

Olá
Farei o msm cruzeiro que o seu agora em fevereiro e gostaria de saber se vc fechou os passeio pela MSC ou por fora? Pq já vi no sit que são bem salgadinhos os passeios que ele oferecem...
E se em ilhéus vc sabe se tem alguém oferenco passeio no porto? E oq fazer por lá?!rs
Obrigada
Isabella

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates