domingo, 3 de março de 2013


É aquela coisa: se os italianos "inventaram"/aprimoraram a pizza, nós inventamos o samba e o tornamos sinonimo de carnaval. E de carnaval nós entendemos.
Qual a graça de brincar carnaval com um frio de lascar, vestindo casacões pesados e sem música? Sobretudo sem nosso calor e sem nossas marchinhas? #nostalgiadocarnavalCARIOCAdetected



Bem, o carnaval aqui em Milão segue um calendário diverso. 
Aqui acontece o chamado Carnaval Ambrosiano, nome proveniente do padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. 
O calendário ambrosiano adotado pelas paróquias milanesas e regiões adjacentes, prega o início da quaresma no domingo sucessivo à quarta-feira de cinzas. No calendário Romano (o que os brasileiros e quiçá o restante do mundo seguem), a quaresma começa na quarta-feira de cinzas, isto é, quando acaba o carnaval.




Aqui é na sexta e no sábado depois da quarta de cinzas que acontece a folia e durante a semana, só se entende que é carnaval porque vemos na tevê os desfiles das escolas de samba no Rio. Todos trabalham normalmente, não tem feriado e os festejos são aos finais de semana até mesmo nos carnavais italianos mais longos e tradicionais como os de Veneza e Viareggio.

O Carnaval Ambrosiano, até lembra (de longe, muito de longe) o carnaval das cidades do interior do Rio. Isto é: há um desfile meio amador, com alguns carros alegóricos pequenos ou bonecos gigantes, confete e serpentina, crianças fantasiadas, porém... em pleno inverno. E praticamente sem música. Uma aqui, outra ali, mas nada que deixa a folia com cara de fééééIXsta. 


A fofura  da coisa fica por conta das crianças fantasiadas. São tantas pelas ruas fazendo festa e também nos restaurantes e shopping centers, nos passeios rotineiros com os pais.




Elas sim, vivem as suas fantasias e se desprendem da "vida real" e festejam sem se importar com música, frio, clima... será que vale a pena aprender a ser mais livre e leve como uma criança para me deixar envolver e viver também o carnaval ambrosiano de Milão?

Vou buscar essa resposta no carnaval do ano que vem. Quem sabe em Veneza? Ou no Rio de Janeiro?

Não sei. Só sei que quero ir pra onde estiver minha criança interior. E fantasiada de menina feliz. 

3 comentários

Bem... carnaval e samba não são as mesmas coisas. E quem não gosta de samba, provavelmente vai preferir um carnaval sem ele. Apesar, de quer se o samba for bom e der pra dançar legal, gosto muito!

REPLY

Nely, sem palavras para agradecer as gentilezas todas! [E usar o Renato Russo como predicado é de encher os olhos d'água!]

Falando em carnaval, por questão de dias perdi o carnaval em Nothing Hill, em Londres, em 2011... queria muito ter ído. Parece mais com o carnaval que você descreveu de Milão do que o nosso...

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates