terça-feira, 29 de janeiro de 2013


A Janela da Alma- Documentário


Estou aprendendo que minha vida de expatriada se torna bem mais leve e prazerosa graças à internet. Através da minha amiga “net”, tenho visto filmes, documentários e programas de uma lista que vinha aumentando há algum tempo e se eu estivesse no Rio, certamente não iria assistir nem tão cedo, por falta de tempo e N outras desculpas.
Esses dias, assisti o documentário a “Janela da Alma”, que me havia sido indicado em 2011, por um professor do curso express de fotografia que fiz na Lux Mundi, em Copacabana.
O título da obra remete à citação atribuída a Leonardo Da Vinci, na qual diz que "Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”.
A impressão que surge nos minutos iniciais do documentário é de que se trata de uma abordagem sobre o ato de ver e sobre como determinadas pessoas que possuem problemas de visão lidam com isso. No entanto, o documentário vai além, não tratando apenas da visão ou da falta dela. O tema é desenvolvido de maneira enriquecedora, se aprofundando em uma discussão plural e abstrata, em que o tema visão é apenas um propulsor para diversas compreensões de mundo, sejam elas de cunho artístico, filosófico, poético, científico ou social.
Os depoimentos (de artistas e escritores) são o ponto alto do filme, que imprimem uma sensibilidade e uma beleza únicas às imagens por vezes desfocadas do filme.

No youtube tem como assistir o documentário completo:





“O ato de ver e de olhar não se limita a olhar para fora, não se limita a olhar o visível, mas também o invisível. De certa forma é o que chamamos de imaginação.”

“Dizemos que os olhos são a Janela da Alma, sugerimos de certa forma que olhos são passivos e que as coisas apenas entram. Mas a alma e a imaginação também saem e o que vemos é constantemente modificado por nosso conhecimento. Nossos anseios,nossos desejos, nossas emoções.”

A janela da alma, Brasil, 2001.
 Direção: João Jardim e Walter Carvalho.

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates