quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Persistência da Memória - (Salvador Dali)

Hoje aconteceu uma situação inusitada: meu marido chegou do trabalho com uma carta, me pedindo para traduzi-la do português para o italiano. Um colega de trabalho dele recebeu essa carta do Brasil. Era de um primo distante que escrevia não para esse rapaz, mas para seu falecido pai. O brasileiro que enviou essa carta, era um senhor, tinha pais italianos, já falecidos e escrevia para esse seu tio/primo na Itália.

Na carta, ele se desculpava por não ter escrito, por não ter telefonado, por não ter mantido contato, mas que a vida era sempre tão corrida, que não havia muito tempo livre e que finalmente agora, aos 70 e poucos anos, conseguiu escrever e gostaria de realizar seu grande sonho: ir à Itália  conhecer a terra de seus pais, terra tao amada por eles. Pena que o destinatário da carta morreu há quase 10 anos.

Fiquei pensando em quantas vezes eu também deixei as coisas “para depois”, porque “não tinha tempo” e acabei abafando sonhos e calando vozes interiores que me diziam pra fazer algo pra ser melhor, algo que poderia começar com gestos simples, como escrever uma carta. Ou acordar uma hora mais cedo pra fazer uma caminhada. Ou terminar de ler um livro. Ou fazer as pazes. Ou dar um abraço. Ou deixar de ver televisão ou jogar com o computador e olhar e ouvir de verdade sua mãe, seu filho, seu amigo, seu parente.
Cada vez mais acho que, o que não fazemos hoje porque protelamos, será um possível arrependimento amanhã. 
Porque não, NÃO temos todo o tempo do mundo e pessoas não são pra sempre. Nada é.


P.S: Não respondi a carta, mas se respondesse diria ao remetente que não espere pela ocasião certa. Que venha logo realizar seu sonho de conhecer a Itália. E que este seja o ponto de partida para realizar muitos outros sonhos, enquanto houver tempo. 

"Não tenhamos pressa,
mas não percamos tempo."
José Saramago (1922-2010)

13 comentários

Puxa que pena, mas é sempre assim. Sortudo aquele que vive a vida e nao aquela que só ve ela passar sem fazer parte dela.

REPLY

Há um ano a vida me deu uma licão e depois disso eu saí do piloto automático e não deixo nada pra depois.
Abracos

REPLY

que estória mais triste. que liçäo pra vida!

REPLY

Olá Nely,
que coisa hem, como deixamos a vida passar assim né. Realmente pode ser tarde demais quando resolvermos tomar uma atitude. Espero que não aconteça comigo isso. Precisamos aproveitar o tempo que temos aqui e não deixar as coisas para trás.
gde abrsss
http://fernu5083.blogspot.com.br/

REPLY

Pois é, Sissi, nem sempre estamos atentos ao fato que o tempo passa e se adiarmos muito os sonhos, podemos deixar passar oportunidades que nao voltam...

REPLY

Oi, Renata! Eu vi um pouco de sua historia no seu blog, caramba, que superaçao! Que bom que ficou td bem.
Acho que é esse mesmo o ponto, nao é sobre viver afobado mas o nao viver no piloto automatico, existindo e adiando as coisas.
Um beijo!

REPLY

Ana, eu fiquei pensando em n coisas, separaçao de familia, irmaos que nunca mais se viram, historias perdidas, geraçoes de familias formadas em varios continentes... seria tao legal se esse senhor autor da carta fosse o ponto de partida pra reunir de novo essa galera, né? Fiquei imaginando um final alegre pra situaçao. rs

REPLY

Oi, Fernando. Bem'vindo aqui no blog.
Isso msm, positividade e que vivamos uma vida VIVA sempre!

REPLY

oi!!

Acabei de conhecer o teu blog!
Gostei muito e vou te seguir.
Tbm tenho um blo e tbm moro na Italia =)

Vou deixar o link caso vc queira dar uma passadinha passadinha lah :)

http://priscilaitaly.blogspot.it/

Ciao bella!!!!

REPLY

Ciao bella! Obrigada pela visita aqui no blog e volte sempre! Tbm gostei muito do seu cantinho, vou seguir! Bjos ;*

REPLY

Meus pais eram da Calábria,Conzensa, mas a maioria dos parentes que ficaram na Itália estão na Sicília e por esta razão,conheço além de Roma e Nápoles, estas outras duas cidades.

Itália não é uma nação, desde os romanos ela continua sendo a capital do mundo.

Bem, para mim pelo menos (rs)

Um abração carioca.

REPLY

Eu diria que Roma é e eternamente será a capital do mundo!
Bacana saber dessas suas origens, ambos lugares lindíssimos aqui do Bel Paese.
Outro abraço carioca :)

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates