domingo, 26 de outubro de 2014

-texto escrito no dia 05/10/2014 mas atual pois rolou segundo-turno. :)

Hoje fui votar aqui em Milão pela primeira vez. Como se sabe, brasileiro residente no exterior pode participar das eleições presidenciais se houver transferido o seu domicílio eleitoral para o novo país, com a antecedência exigida por lei e através do consulado brasileiro local.
E lá fui eu, no centro da cidade, exercer meu direito (direito imposto quase como um dever, diga-se de passagem) de escolha.

No caminho, ouço brasileiros conversarem no metrô, avisto brasileiros conferindo seus documentos, me divirto tentando adivinhar quem é ou não brasileiro, me abstenho de orientar duas brasileiras que estavam perdidas no metrô* (#soudessas rs), descubro o local de votação seguindo não o mapa mas o instinto da audição, que fica tão aguçado para o nosso idioma quando moramos fora.

Fico pensando em todas as vezes que fui votar na vida e como isso tudo mudou. Antes, era o evento ir visitar o vovô, o almoço de domingo com a família e certamente encontrar ex-vizinhos e ex- colegas de escola do bairro onde cresci e prosear. 

Hoje foi um passeio solitário onde eu me vi totalmente imersa num novo mundo, na imponência e beleza arquitetônica do centro dessa cidade tão elegante e bela. 
E com isso vem aquela sensação de ser um corpo solto no mundo, eu, apenas mais um pequeno grande mundo, inserido ou não, no contexto de um novo mundo tão diferente do que eu estava acostumada e tão maior do que aquele que eu idealizava. 
E caminhando me descubro O entrelace entre as duas cidades, a que eu carrego e a que eu vivo.
O dia hoje estava de um céu azul lindo, típico de uma primavera carioca. E pleno daquelas luzes de outono, típico de um outono europeu. Entenderam o espírito da coisa?
Prossigo caminhando, constatando o quanto Milão é bela, viva, pulsante, o quanto Milão é cor, música, gente, vida. O quanto Milão é mais um pequeno grande mundo, inserida em outro mundo... vejo o quanto Milão sou eu.


Praça San Fedele. 
Milão é música! 


Milão é música! 

Milão é fashion!

Mantra<3 td="">


*P:S: não ajudei as moçoilas porque elas pularam fora do vagão na velocidade da luz e não deu tempo. sou uma boa menina. 

8 comentários

Sua cidade é realmente linda, Nely! Eu esqueci completamente de transferir meu título pra cá e agora vou ter que justificar... É a vida!

Entendo perfeitamente o espírito do post, essa coisa que só quem mora fora por muito tempo sabe como é: de ser uma mistura entre passado e presente, de ser um ser humano mais completo por conhecer aqui e lá, e também de ser um ser humano incompleto pelo mesmo motivo... ;)

Beijos,
Lidia.

REPLY

Vc mora em Milao Nely?? Eu vou estar em Milao na sexta-feira(31/10). Provavelmente vou ter que voltar em Novembro também. A gente bem que podia marcar pra se conhecer e bater papo. Bjosss

REPLY

Oi, Priscila! Quero te ver! Mas só posso a tarde! Até que hrs vc fica?
Beijos!

REPLY

Exatamente, cara Lídia. :)
é se equilibrar entre o foi e o é, que ao mesmo tempo tem muito do foi inserido... ;)

REPLY

Mandei e-mail pro teu endereço do blog :)

REPLY

Vou dar uma olhadinha lah.... :D Bjos

REPLY

Também fui a Milão para votar. Passei um dia agradável e encontrei amigos. Mas que é divertido ver aquele monte de brasileiros invadindo a cidade, isso é!

:)

REPLY

Faltou dizer: as moçoilas das últimas fotos (no post em que você perguntou) são minhas filhas.

:)

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates