quarta-feira, 9 de abril de 2014

Tive de fazer a retrospectiva dividindo o ano em dois para não fazer um post gigantesco mas agora percebo que deveria ser mesmo assim: foram dois semestres muito  diferentes um do outro.
A melancolia de inverno, o choque da dura realidade que foi de fato recomeçar a vida em terras italianas, com as lágrimas de saudade do começo do ano, foram dando lugar gradativamente a uma alegria inata, o que eu defino como uma espécie de florescer: a Nely regada de lágrimas do inverno cinza e introspectivo foi criando terreno fértil para crescer na primavera, amadurecer no verão e fluir no outono.  

Julho-2013:
Um abraço que valeu por todo o mês. Mamy completou meio-século de uma história de vida tão linda e eu estava lá! Voltei do Brasil tão leve que já voltei me dando o que fazer: aprendendo a dançar forró em Milão, perdendo o medo de andar de bicicleta, explorando as praias italianas ao lado do querido, vendo show da Gal costa aqui em Milão.

Lovers in Pisa

Lovers in Verona♥

PasseioS: Pit-stop por las calles de Madri: Olé!; Final de semana sob o sol da toscana ( Lucca, Pisa, Montecatini Terme e praia de Marina d Pietrasanta): girassóis, praia, marzão lindo da Itália, montanhas verdes infinitas, vinho branco fresco, torre pendente, muros medievais. Eu meu amor na cidade do amor: Verona! Vandalizando (arte naif, vai! rs) o muro da casa da Julieta e fazendo juras de amor super eterno.

Agosto-2013: 
Verão na Itália é verão na Itália: inesquecível! Melhor ainda se for no sul da Itália, onde a experiência sensorial vai além: alimentar o paladar com o perfume de massa fresca everywhere, identificar o cheiro de manjericão em todos os ares inspirados perto do meio-dia, sentir o gosto de vinho rosé no olfato, o gelato italiano que substitui fácil-fácil a água, ver o mar mais azul que o céu, o por do sol com prosecco dando um benvenuto pra mais uma noite de manifestações culturais, shows, ou simplesmente uma festa dedicada a algum prato tipico ao ar livre.

Fiz outras coisas em agosto, inclusive aniversário, mas NADA se compara a ter conhecido a região da Puglia. O Salento, com seu  sol, seu  mar, seu vento. 
Aquele pedaço de terra que tem a sorte de ser banhado por dois mares limpidíssimos (mar Adriático e mar Iônio) é tão mistico, com suas cores e seus ritmos, que não é que te conquiste: rouba o teu coração e deixa sintomas de saudade pra sempre!

Caribe? Não, Itália mesmo! Maldives Salentine :)

Marina di Camerota

Otranto♥

Porto Selvaggio
Lovers in Otranto
Lovers in Lecce

Passeios do mês: Praias na região da Campania: Marina di Camerota e Piana Di Sant’agostino.
Na Puglia: Galipolli, Maldives Salentine, Porto Selvaggio, Lecce, Nardò e Otranto


Setembro-2013: 
O ano letivo aqui começa oficialmente em setembro. Vai acabando o verão, voltam as aulas. Nesse mês teve prova oficial de proficiência em língua italiana, onde eu me joguei e tirei notão-uhul!, teve visita brasileira em terras italianas e lá fui eu receber energia boa com essa querida amiga em Gênova e ver o mar de Portofino. Ah, la bella Italia!

Portofino


Portofino
Passeio do mês: Genova e Portofino.

Outubro-2013: 
Comecei a fazer dois cursinhos totalmente diferentes aqui em Milão: de socorrista profissional de ambulância e de mediação artístico-cultural. 
A Itália começou a me doar uma coisa que se eu tivesse no Brasil, dificilmente teria acesso assim tão fácil: estudar sobre arte e cultura, ter colegas de turma de todos os continentes do mundo e enriquecer com essa bagagem impagável.

Passeio do mês: descobrindo uma Milão jamais vista.

Novembro-2013: 
Teve outono, folhas caindo, cores mudando. Muito café, muita leitura, muitos estudos, testei meu cérebro ao máximo em italiano, estudando 3 coisas diferentes ao mesmo tempo. A prova para validar meu diploma no Ministério da saúde em Roma seria em dezembro. Ansiedade, foco, fé, café foram as palavras desse mês.

Novembro também foi um mês super especial porque eu me auto-libertei. Libertei meus cabelos, naturais e crespos, tão fortes por terem resistido a tantos anos de maus tratos químicos, tão delicados em cada cachinho, tão desordenados e confusos, tão certos para mim. Depois de quase um ano sem passar químicas no cabelo, eu fui pra frente do espelho e me salvei! Foi um processo longo de libertação, de auto-conhecimento, de descobertas, de afirmação de uma beleza tão pura e tão simples como a de se aceitar e ser quem se é.

Teve também realização de um sonho vendo show do Charles Bradley com meu amor :)

Nely versão LIVRE!

Dezembro-2013: 
Foi O mês
Teve prova do Ministério da saúde  em Roma e dessa vez fiz a viagem sozinha, confiando no meu italiano e isso foi simbólico porque  no final das contas percebi que é sempre e somente eu contra ou a favor de mim mesma.
Fui  e PASSEI! Virei enfermeira em terras italianas também! Dessa vez, o choro foi de alegria, a sensação de leveza de poder voltar a sonhar e de que estudos de uma vida não foram jogados no lixo... Felicidade sem igual!

Teve Natal lá no sul da Itália na casa dos sogros, teve dias lindos de um sol e 20 graus no inverno da Costa amalfitana ao lado do meu amor e com muito limoncello...

Catedral de Amalfi

Auditório Oscar Niemeyer em Ravello 

Positano

Passeio do mês: reencontro feliz com a Capitale e visita no Vaticano para agradecer. 
O sul da Itália mostrou que entende de inverno e me deu dias de temperaturas beirando os 20 graus na Costa Amalfitana: Positano, Amalfi, Ravello ( pra visitar uma obra do Oscar Niemeyer ).

Se você leu até aqui, merece um beijo e um verão na Itália! :)




12 comentários

Nely, que lindo o seu post! Tenho tanta coisa para comentar que nem sei se vou lembrar de tudo...

Eu sou viciada em viajar e a Internet só contribui mais para o meu vício: eu não sabia que o litoral sul da Itália era tão lindo! Eu confesso que nunca tive tanta vontade de ir aí, mas sempre quis ter dinheiro suficiente para fazer essa viagem com a minha mãe que, de origem humilde, sonha em conhecer a terra dos seus avós e pai, mas nunca conseguiu. Talvez a gente vá no verão quando chegar a hora! ;)

E super parabéns por ter conseguido validar o seu diploma! Eu não sei como são as coisas aí, mas o Canadá recebe muito.a.s enfermeiro.a.s porque o país precisa de profissionais na área da saúde e o processo de validação de diploma é bem sacal. Tem gente que desiste e resolve fazer o curso todo de novo... Parabéns mesmo! (E cara, mesmo que a Itália esteja em crise agora, emprego para enfermeiro nunca falta, né?!)

E por último, mas não menos importante: parabéns também pelo cabelo natural! Seu cabelo é lindo!! Eu também tenho o cabelo crespo e maltratei ele com químicas até os meus 21-22 anos... Depois disso me libertei e cara... Que liberdade! Além de ser mais fácil e mais saudável ter os meus cachinhos livres de química, eu também considero isso um ato político. Não que eu critique quem usa química, de JEITO NENHUM, cada mulher sabe o que é melhor para si em cada momento da vida... Mas se eu sou negra, gosto de usar o meu cabelo de mulher negra, não de tentar imitar o cabelo das mulheres brancas. By the way, você já viu um documentário chamado "Good hair"? Ele é feito por um comediante estadunidense, chamado Chris Rock - que fez aquele seriado "Todo mundo odeia o Cris".

Beijinhos,
Lidia.

REPLY

Lidia, adoro quando vc comenta pq parece que estamos conversando! :)
Espero de coração que um dia sua mãe consiga realizar o sonho de conhecer a Itália, o país é sim muito lindo e a gastronomia e o idioma te envolvem de um jeito... ;) venham na primavera que o tempo já está bom mas não tem tantos turistas e também pq no verão faz realmente muito calor.

Aqui também foi bem burocrático o processo de validar o diploma, estou preparando um post sobre isso pq pode ajudar alguém perdido pela net.
Engraçado que eu pouco antes de me formar, pesquisava sobre o Canadá, por causa dos salários e das excelentes condições de trabalho. Participava de uma comunidade e tudo! Me parecia complicado mesmo.
Aqui em Milão dizem que trabalho na área da saúde ainda tem, independente da crise. Vejamos! Vou caprichar no CV e tenho fé que as coisas vão caminhar bem.

Sobre os cabelos, que felicidade saber que você também é natural! Seus cachinhos são lindíssimos também! para mim, é um super ato politico: eu carrego na cabeça a liberdade em que eu acredito. E manifesto com meu cabelo o repúdio a qualquer tipo de opressão, repressão, controle. é um ato de afirmação e inclusive, feminista!

Curioso você falar sobre o documentário do Chris Rock, pois o assisti assim que comecei a "transição" e gostei tanto que baixei e tentei traduzir e coloquei no Youtube, que depois de um tempão excluiu.
As americanas são bem oprimidas com relação a cabelo, né? Chocante! Por um lado admiro os americanos pelo fato de vê-los bem-sucedidos e em destaque em vários setores, seja no cinema, na tevê, na política e pelo fato de que quando ascendem socialmente ainda assim casam-se com negros/as- coisa que não considero obrigatório mas que de fato não se vê no Brasil.

Bejinhos :)

REPLY

oie!!!que legal saber que vc tb tem um blog te vi no blog da Carol nos comentss .. vou voltar aqui com tempo para ler e para comentar, essa semana ta uma loucura pra mim.......e sobre os cabelos eu tomei coragem e fiz meu big shot.kkkkkk ta curtissimo....resolvi assumir a cabeleira... bjaooooo

REPLY

Primeiramente devo dizer: Ta lindaaaaaa com o novo look!
Eu sempreeee tive vontade de ter cabelinho de "margarida" (eu chamo assim esse corte mega fofo) mas meu cabelo quanto mais curto mais minguado fica :(
E depois devo dizer que adoreiiiii as fotos das suas viagens. Mas fiquei mesmo apaixonada pela Puglia... eu queroooo tb... cansei da Toscana! :)

Beijooo

REPLY

Oi Syl! Caraca, bem q eu vi um comentário seu já no blog da Carol mas achei q seria coincidência demais ser vc! ahhhh, que TUDO! Qr ver vc com seus cabelos naturais, deve estar ainda mais linda! :)
beijos e volte sempre ;)

REPLY

Oi, Carol! :) Brigada ♥
sério? geralmente qto mais curto mais volumoso fica.
o seu é único e lindo *_*
a Toscana tbm é linda! alias, temos de admitir que a Itália é linda de viver, né?
Beijo!

REPLY

Realmente foi um ano cheio. Parabéns pela conquista, enfermeira! :)

...Amalfi é linda, não?

REPLY

Ai Nely, eu comecei a ler teu blog não faz muito tempo, mas já sou apaixonada pelo jeito que vc escreve! É muito gostoso de ler!!! Adorei os detalhes gastronômicos do verão e me imaginei apreciando a boa comida italiana agora no verão que se aproxima. Iremos para a toscana na nossa lua de mel! Estou programando cada dia, mas acredito que quando chegarmos aí, será tudo tão encantador e espontâneo! Mal vejo a hora!!!

Quanto aos seus cabelos: você é linda! E tem o cabelo lindo! Fez muito bem ter se "libertado" da química!

E dizer o que mais a não ser te desejar muitas felicidades pela sua aprovação? Enfermeira! Que grande conquista! Isso sim é um exemplo maravilhoso a ser seguido! Meus parabéns! Que você seja muito feliz exercendo a sua profissão aí também. Menina de sucesso!!!

Super beijo, adorei ler a sua retrospectiva!
Ana

REPLY

tantas coisas pra comentar na verdade, mas... arrazô na mudanca de visual, viu?!

REPLY

Obrigada, Allan! :)
é linda demais, aliás toda a costa, cada paisagem de tirar o fôlego, né?

REPLY

Oh, Ana, o teu blog tbm é uma das coisas mais fofas que tem nessa internet :)
Que tudo! lua de mel sob o sol da toscana, que romântico!
Obrigada!
Obrigada!
Beijos :*

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates