segunda-feira, 14 de abril de 2014


É sim. Não só racista como também xenófobo. 
Não estou generalizando, afinal, todos os italianos que conheço são gente esclarecida e sei que como eles também tem mais gente assim espalhada pela península. 
Também não estou dizendo que eles sejam intolerantes ou extremistas. 

Você  sofreu discriminação racial ou preconceito? - Não e sim.

Não porque ninguém nunca se manifestou diretamente contra mim, com xingamentos, violência ou algo do tipo. 
E sim porque sofro. Sofro diariamente quando saio de casa e as pessoas me encaram, me olham como se eu fosse um E.T., sofro com os olhares desconfiados dos velhinhos com quem cruzo na rua.
Sofro porque leio coisas horrendas na internet, em páginas no facebook e em comentários em sites e matérias jornalísticas. 

Randy Olson, pesquisador norueguês criou o mapa acima. É a Europa rotulada com a palavra mais associada a cada país no recurso "autocompletar" da busca do Google. Em sua maior parte, as buscas associam as nações a adjetivos óbvios, como "pobre" (Portugal) ou "rico" (Alemanha). Pois a Itália é o único país para o qual sobrou um (des)honroso "racista".
 Fonte:
http://www.brasilpost.com.br/gabriel-brust/a-europa-pobre-rica-gay-e_b_4748465.html


Sofro porque vi tudo que aconteceu com a ministra Cécile Kyenge que pelo simples fato de ser negra- e mulher!- não pôde realizar seu trabalho e ser respeitada por suas ideias e foi alvejada com bananas em praça pública e foi comparada publicamente a um orangotango por um colega político, que pasmem, ainda foi apoiado por muitos, sejam jovens ou idosos e continuou ocupando seu cargo, sem retaliações. 

Sofro porque sei que imigrantes que vivem uma vida aqui, tem seu trabalho, pagam seus altíssimos impostos financiando assim toda a corrupção, a máfia, sustentando os políticos mais caros e inúteis da Europa, ao terem seus filhos neste solo, os mesmos nascem sem cidadania e devem ficar assim, sem identidade até completar 18 anos, porque italiani si nasce ma da italiani.  

Sofro porque leio e vejo que cada vez mais aumenta o número de sites que incitam uma Itália livre dos estrangeiros, que pregam que todos devem voltar aos seus respectivos países, que incitam que estrangeiros roubam o trabalho dos nativos, que incitam o racismo.

Esse é um dedo na ferida latente em mim e esporadicamente vem à tona. 
Eu imagino que boa parte da população apenas é contida e não expressa seus preconceitos e que se essa crise econômica agravar, as pessoas vão começar a se rebelar contra nós, indiscriminadamente, já que as condições são favoráveis pois não existem leis séeveras anti-racismo.

O teu cristo é judeu, o teu carro é japonês, a tua pizza italiana, a tua democracia é grega, o teu café é brasileiro, as tuas férias turcas, os teus números árabes, o teu alfabeto latino. E só o teu vizinho é estrangeiro?

Ontem veio à tona, acompanhados de uma vontade de vomitar e um engasgo na garganta que permaneceu até agora após ver um programa na TV chamado Lucignolo onde fizeram uma matéria em que dois atores (um rapaz negro e uma moça branca) saíram pelas ruas de Pádua, fingindo ser um casal de namorados, que andavam de mãos dadas, se beijavam, passeavam pela cidade, entravam em bares para tomar seu café, faziam compras na feirinha e tiravam seus auto-retratos, enfim, agiam como um casal normal. 
Um outro jornalista com uma câmera escondida passava logo após eles perguntando a pessoas aleatórias se eles tinham visto o casal. Salvo algumas respostas sensatas outras respostas foram bem chocantes, de antemão já usando palavras ofensivas contra o rapaz, sem nem saber se o cara era uma má pessoa mas pelo simples fato de ele ser negro. 

Jovens e idosos, diziam que sentiam nojo, que não suportavam ver uma “coisa dessas”, que nunca namorariam  negros, que o cara deveria ser rico- partindo do princípio que um negro não pode ser amado por ser quem é mas tem que ter algum atributo, e depois vinha o discurso que os negros vem delinquir e traficar drogas  na Itália e as negras são prostitutas. Oi? 

Não é verdade absoluta mas ainda que fosse quem estaria por trás de toda essa rede? Os clientes e usuários- brancos e italianos e a corrupção e máfia- bem brancas e made in Italy

Curioso é que escolheram um ator super bonito e bem vestido e que bem podia ser um turista ou até mesmo italiano e gente do naipe de um simples vendedor de frutas ou um simples serve-café-no-bar, já se julgava superior ao rapaz simplesmente por ele ser negro.
Ou seja, não importa como estarei vestida, se sou educada, se moro ou não na Itália, se tenho estudos, se venho de um país com boa situação econômica, se falo 3 idiomas... serei apenas uma negra aos olhos desses racistas, e de preferência uma negra que fugiu da fome e dos estupros no seu pobre país africano e que chegou até a Itália ilegalmente, num barco lotado de imigrantes miseráveis. 

Não fiz nenhuma pesquisa bibliográfica sobre a origem e o porquê desse comportamento e dessa mentalidade por parte dos italianos porque penso que racismo é sempre ignorância e burrice então livros não me trariam justificativas. 

Como pode um país detentor de tanta beleza e com um patrimônio histórico e cultural tão vasto ter gente com essa mentalidade? Como pode um país feito de um povo tradicionalmente imigrante e desbravador que já lutou e ainda luta para ganhar seu pão mundo afora ter essa visão tão turva? 
Como pode um país que se declara tão católico ser tão hipócrita e intolerante? (Pergunta retórica...)

Parece coisa de povo incapaz intelectualmente e que vive de aparências, de ufanismo, da vaidade por “possuir” tanto material cultural e a ilusão de ser o umbigo do mundo no que se trata de paisagens lindas e culinária excelente.

Paro por aqui pois o post ficou gigante.

Não, não estou declarando ódio à Itália, nem fantasiando que no Brasil não existe racismo. Nem dizendo que a Itália não continua sendo a bella Itália

É que tem muita coisa debaixo do tapete e se tanta gente chega aqui no blog procurando informações sobre casamento na Itália, então é importante informar sobre a realidade também.


Esse blog é cor de rosa mas a escritora é cor de piche e isso na Itália, ainda parece incomodar.

24 comentários

Ai, Nely! É tanta coisa ruim que esse seu post me provoca que não sei nem por onde começar, viu??! Infelizmente, para tudo na vida, não existem respostas fáceis... :(

Como você disse, racismo anda de mãos dadas com ignorância e espírito fechado e parece que alguns seres humanos são mestres em ter esses dois! Mas é fato que alguns lugares são piores que outros... No Brasil a gente também tem muito racismo, mas nos últimos anos a galera tá acordando, se rebelando, deixando de levar desaforo pra casa e eu sinto um baita orgulho disso!

Aqui no Canadá também existe racismo e xenofobia, mas é bem mais leve que aí na Europa. Eu acho que em um contexto de crise, as pessoas precisam de um bode expiatório e, em vez de assumir os próprios erros e reconhecer que o sistema capitalista selvagem dos banqueiros falhou miseravelmente, ficam culpando quem não tem nada a ver com a história, por exemplo, os imigrantes.

Quando eu e o marido estávamos planejando nosso processo de imigração porque queríamos sair do Brasil, chegamos a cogitar a Europa, mas já estavam rolando rumores das crises e o continente como um todo já estava bem xenófobo. Eu negra e o marido de origem judia, resolvemos deixar a Europa para outra vida! Hehehehe! =P

Mas não se angustie demais. É verdade que existem regiões mais fechadas e racistas que outras, mas também é verdade que existe gente boa e ruim em qualquer lugar e o mais importante é nos cercar de pessoas boas, que valham a pena. Esses entrevistados do programa não têm nada a ver com sua vida e a opinião deles não é importante pra você! :)

Beijo no coração,
Lidia.

REPLY

Querida Nely,
Como te entendo, pq vivo no mesmo solo que vc ha 4 anos!
Sempre foi algo que nunca concebi foi esse pensamento de discriminacao vindo justo de um povo que PUTZ foi prerseguido!!! Qtos italianos fugiram da Italia na epoca de Mussolini... Genteeeeee
Depois disso tudo sao os proprios estrangeiros que fazem o progresso desse pais... Nos subempregos que os italianos nunca quiseram fazer e hoje? Hj disputam com os "estrangeiros"!
E os negros? Ontem eu nao vi Lucignolo, mas imagino pelo que vc disse... É tipico italiano! Sao racistas SIM!
Sao racistas entre eles proprios: "terrones" que eles julgam nao pertencerem a Italia... Affff
Enfim ficaria horas falando desses idiotas...
Uma vez atravessando a rua na striccia pedonale um velho quase me atropelou e atropelou uma romena com o marido, obviamente o cara nao deixou barato e comecou a falar aspero com o velhinho... O velhinho ( italiano) por sua vez saiu do carro e comecou a gritar com todos nos dizendo: "stranieri di m... Tornate a casa vostra!"
Lembro que chorei mto nesse dia! Hj aprendi a relevar essa gente estupida... Nao sao maioria, e nao fazem um pais...
E juro que depois que comecei a ignorar essa gente, comecei a viver em paz... Ignorei... Nao escuto, nao sofro...

Ahhhh... Segundo eles eu sou MULATA e no Brasil só existe indigena, negros e prostitutas... Ma ti rendi contoooooo???
Nao podemos levar a sério pessoas ignorantes!!! Sao dignos de pena e ponto... É por essa e outras razoes que o pais vai mal, pq ignorancia nao é progresso p ng!

Bjss

REPLY

Queria que tudo que voce escreveu nesse post fosse mentira!!!Mas infelizmente so me arrepiei a cada paragrafo de indignaçao pq infelizmente a verdade doi...tem que ter uma cabeça muito forte pra nao se deprimir com essas coisas que acontecem aqui...as vezes eu fico pensando sera que vai mudar um dia???Depois eu fico achando que nao...que cabe a mim mudar se quiser me adaptar aqui...aprender a ter ouvido seletivo e n ouvir as coisas que nao me fazem bem...essa semana o sobrinho do meu marido tava numa teimosia brincando fora de casa na porta, minha sogra disse, ja te disse para voce nao ir pra la, ja pensou se te pegam, ai fora ta cheio desses "stranieri" eu e marido nos olhamos na mesma hora, eu tava ali e minha sogra nem se deu conta da loucura que falou...mas na hora nem relevei, td e um motivo pra associar um estrangeiro a uma coisa ruim...e olha que sou bem aceita na familia , creio, pelo menos ate hoje nunca aconteceu nada pra achar o contrario...porem que comentario infeliz ne?parece que agente sempre tem que mostrar que e uma boa pessoa, educada etc pra mostrar que è igual a um deles...e uma coisa que nao consigo entender!!! E outra besteira, fui na farmacia comprar protetor solar eu queria uma protecao alta e a moça dos cosmeticos querendo que eu pegasse uma proteçao minina dizendo que eu nao precisava.kkkkk ah eu fui sutilmente ignorante e com ironia perguntei se eu tinha o direito de escolher a proteçao que eu queria comprar, agradecia a sugestao dela mas eu sabia qual proteçao eu tinha necessidade. quem guenta com isso? so rindo viu...rsrsrs Beijao

REPLY

Ah, Lídia, eu tento me manter indiferente a essas coisas mas como disse no texto, é um "dedo na ferida" latente, vai e volta. Tenho uma conhecida aqui que é negra e me disse que infelizmente racismo tem em todo lugar pois já sofreu no Brasil, na Suíça e na Itália. Segundo ela, o que deve mudar é a nossa forma de encarar isso. Não podemos parar, nem baixar a cabeça e alimentar sentimentos ruins dentro de nós porque os racistas são como lixos humanos, e cabe a nós não carregar conosco parte desse lixo que eles despejam ao redor deles. Mas que dói, dói.
Tenho certeza que as pessoas que me olham com cara de nojo na rua pensam como os entrevistados do programa que dei como exemplo, só que eles não explicitam isso.

Beijos no ♥

REPLY

Exatamente, Carol, eles não conhecem nem a história deles! é mesmo muita ignorância e prepotência de quem se acha o centro do universo.

Caramba imagino essa situação lamentável que você passou, hein! não gosto nem de pensar em como reagiria mas tenho certeza que isso pode acontecer comigo também, mais cedo ou mais tarde.
Preciso aprender com você a como ignorar esse povo racista, sabia? mas ainda não aprendi... acho que esse nível de elevação espiritual vai vir com o tempo. como vi numa entrevista da ministra Kyenge, o racismo existe mas depende de nós de qual prospectiva viver isso.
Espero que um dia as pessoas evoluam mas como foi falado, em contextos de crise a situação tende a se agravar.
Espero sobreviver a isso tudo aqui nessa Itália, viu mas né fácil não...

REPLY

Syl, eu fico passada com essas coisas!!!
Adorei sua desenvoltura na farmácia... :)

REPLY

Ah, outra coisa: eles associam tanto coisas ruins aos estrangeiros, né? mas e a máfia? não é italiana?
não sei se é hipocrisia ou ilusão...

REPLY

Gente do céu, vim ler os comentários para ver se você tinha me respondido e estou chocada com os coments das outras leitoras!! Olha, eu estou no Canadá há menos de 1 ano, mas eu não consigo imaginar esse tipo de coisa acontecendo aqui. Já li sim nos jornais um relato ou outro de crimes de ódio, mas para começar é 1 em 1 milhão e também é o tipo de coisa que toda a população reprova, tanto é que sai no jornal... E tipo não é nada violento, geralmente é algum idiota xingando alguma mulher muçulmana porque ela está usando véu e pára por aí...

Nely, se a coisa apertar demais aí na Itália, venha para o Canadá, estamos precisando de enfermeiras por aqui! ;)

Beijos,
Lidia.

REPLY

Pois é, Lídia, aqui é tudo a moda não civilizada, infelizmente. Nem sempre essas coisas alarmam, tanto é que muita coisa passa batido, quando não passa batido, não existe muita comoção, não...
Quem sabe um dia evoluo e me mudo pra um país civilizado como o Canadá!

REPLY

Gostei do "escritora cor de piche". :D

Pois eu sou branco. Mesmo assim, ouço uma ou outra piadinha. Costumo ser muito diplomático, exceto nessas ocasiões. Dou um coice de cavalo, daqueles que deixam o imbecil tonto e sem ação. Cheguei a contar aqui:
http://www.cartadaitalia.blogspot.it/2013/02/racismo-da-cor-da-ignorancia.html

:)

REPLY

Nely, muito interessante a sua reflexão sobre o racismo na itália. Eu sou parda e estrangeira aqui na Alemanha. Mais que isso, sou latina ( com todo o simbolismo preconceituoso que isso possa incitar), sou mulher....Enfim, as minorias parecem mesmo incomodar algumas vezes. Aqui na Alemanha todos se mostram aparentemente mente abertas, receptivos, mas sabemos que o buraco é mais embaixo. Dia desses falei no meu blog sobre a manifestação que os nazis fizeram na minha cidade e todos ficaram horrorizados: Mas tem nazi na Alemanha e eles fazem manifestações? como pode isso, meu Deus! O nome é forte, mas tem nazi em todo lugar. Os nacionalistas que nutrem um desejo lá no fundo de "voltar tudo como era antes", quando era caro e difícil morar aqui vindo de outro lugar, quando era difícil até chegar aqui, vindo a passeio. Quando só tinha alemão. Isso é nazi. Então não me espanto com olhares desconfiados quando perguntam o motivo pelo qual eu vim, ou quando querem saber demais o que eu faço ou deixei de fazer. Porque gente machista, racista e xenófobo tem também no Brasil, já ouvi discursos horrorosos sobre a verdadeira posição da mulher na sociedade(do tipo, "mulher de verdade fica em casa cuidando dos filhos").
Acho que nascer mulher já é uma demosntração de força nesse mundo, mudar de país é afirmar essa força. Uma mulher negra morando em outro país, isso é louvável! Porque vou te contar..que bom que não podemos ler pensamentos, pensamentos maldosos estão na cabeça de muito mais gente do que presumimos!Bjs

REPLY

Cheguei na italia em 92,conheci meu marido por correspondencia no jornal primeira mao,ele escreveu e eu respondi ao anucio,eu nao tenho estudos sou ignorante,no brasil eu trabalhava como manicure,quando cheguei aqui o racismo eu encontrei na casa dele mesmo a minha sogra enves me me tratar come nora pensava que eu era a domestica particular dela dizia que me tirou da fome e da favela,eu sou da zona norte de sp familia muito pobre mas muito onesta,aqui moro em caserta familia do meu marido,mae siciliana o sogro dela que jà morreu odiava os negros,ele era medico os dois irmao do meu marido um è medico o outro è geologo,meu marido nao è nimguem sò tem um diploma masgistrale è cardiopatico desde que naceu,è o lixo da familia nao tem laurea intao è scemo ignorante,ele sofre racismo por parte de mae e irmaos, o unico que nos amava e nos tratava bem era meu sogro tambem medico mas a unica pessoa inteligente nessa casa,nos defedia sempre das angherias dos filhos e da sogra, ele morreu em 2000,o dia depois foram ao notaio e dividirao o patrimonio imobiliar do meu sogro,nos somos ignorantes,eles diviram no modo deles hoge tenho 42 anos 22 na italia tive bnastante episodio de racismo mas os piores sofri e sofro aqui em falia,minha filha estuda giurisprudenza a Santa Maria Capua Vettere,quando ela estava escolhendo a faculdade a sogra e os filhos diziam ecolhe tudo trane legge,un dia desses ela veio e disse mae descobri porque nao queria que eu estudassse legge descobri e estopu descobrindo que imbrogliarono mio padre,deciriram elas no lugar das leis mas tudo o que fizeram e fazem de errado,atè se passam 20 anos vao ter que colocar tudo no lugar e as coisa vao ser divididas como se deve,e vao devolver sa coisas que meu pai tem direito,ela a sogra,no inicio me dizia oque voçe pensava que aqui voçe ia achar a america?Aqui nessa casa tem varias formas de racismo todos os dias mas presciso de mais tempo para contar tudo,desculpe meu desabafo um abraço.

REPLY

Doi mesmo...meu namorado italiano , estava eu ai , como católica praticante vou sempre a igreja ..assim fiz quando estava ai..Ao entrar na igreja todos lhe olham como ET, na hora da PAZ DE CRISTO, virei para dar a quem estava atras de mim, e um senhor quase não levantou a mão..Nossaa que vergonha!!Mas na certeza, de que um dia todos..TODOS nós prestaremos contas com o Deus supremo,vamos ver diante de Deus, se aquele mesmo senhor aperta ou não a minha mão!!O nosso mundo não é esse..eis o meu consolo. Bjoss Fique em paz!!

REPLY

Nely, fuçando o meu blog li um comentário seu e acabei chegando aqui. Achei que já estava seguindo, mas aí percebi que não venho aqui há milhares de anos. É realmente muito triste saber que as coisas na Itália são desse jeito. Me sinto muito triste ao ler sobre o que você passa. Concordo contigo e acho que racistas são burros e ignorantes, pois não há outra justificativa. Como a Lidia disse acima, é muito difícil encontrar respostas. :((

beijos

REPLY

Chato demais isso, né? Principalmente entre religiosos, de quem se espera um espírito comunitário, um olhar mais acolhedor...

REPLY

Adorei sua postagem, Allan! Adorei sua desenvoltura. Pena que eu não reajo assim na hora.

REPLY

Giselle, tentei ir no seu blog e estava fechado pra leitores não convidados. Vc é a "Frau Gurgel", né?
Eu tento tirar forças exatamente disso! é uma auto-afirmação e uma reafirmação todo o tempo.
Boa sorte pra ti aí tbm!

REPLY

caramba, Kaire, que história!
Que vc consiga ter forças e junto de sua filha consigam vencer essas barreira.
Bejos e boa sorte ;)

REPLY

Oi, Marcela! Eu sempre que posso estou no teu blog, adoro o jeito que vc escreve!

REPLY

O racismo começa quando você não se impõe. Quando você se respeitar, se valorizar e não procurar "agradar" a esse tipo de gente, o preconceito acaba! Gente, vamos parar um pouco e analisar uma coisa: Qual a "imagem" do Brasil vendida por nós Brasileiros aos estrangeiros??? Vocês mais do quê ninguém sabem, que quando você chega em um lugar e diz que é Brasileiro(a),eles perguntam logo se você vem de uma favela, perguntam sobre a pobreza, mulheres, carnaval e futebol. O Brasileiro sempre querendo ser simpático, leva tudo na brincadeira. Ah, por favor! Vamos acabar com essa simpatia forçada e vamos ser mais rígidos com todo e qualquer estrangeiro que venha ao Brasil fazer turismo sexual, e etc.Parem de ser uma nação de gente burra e receptiva e passem a ser um povo que se ama, se valoriza e acima de tudo, um povo que se respeita! Peço que não fiquem triste com a minha sinceridade.

REPLY

Bem, não gosto muito de comentários anônimos mas democraticamente vou responder ;) Acho que vc não entendeu bem o texto ou não leu. Bem, não sei porque teu comentário foi indo pro lado "imagem dos brasileiros" pq eu não citei isso no texto, em momento algum. Inclusive, nunca sofri discriminação por ser brasileira.
Veja os conceitos de racismo x preconceito, acho que vc confundiu um pouco as coisas...
Concordo com vc no que se refere a reforçar estereótipos, concordo que cabe a nós, brasileiros no exterior, a mostrar a nossa real cultura, a falar das coisas reais do nosso país, a ajudar a acabar com esse estereótipo que brasileiro é povo de samba, carnaval, mulheres seminuas e festa. Ponto. A minha parte eu faço, podes ficar tranquilo(a). :)

No texto me refiro a racismo, na sua descrição vc se refere a preconceito; Pré-conceito, ou seja, julgar algo e tomar como verdade que não se conhece em base a conceitos infundados. Dizer , por exemplo, que todo brasileiro gosta de samba, que todo chinês é sujo, que todo europeu não toma banho, que todo árabe bate em mulher e etc. é ignorância, como o racismo mas é preconceito, xenofobia (medo e repulsa ao desconhecido).
O racismo é voce nao enxergar a pessoa de outra etnia/nacionalidade como ser humano digno, ou enxerga-lo como algo inferior a voce. O individuo pode ser talentoso, rico, bem-vestido, de boa familia, de boa instruçao mas aos olhos do racista nao importa, vai ser sempre algo inferior.
Como no exemplo do texto, que o programa de tv passou: um casal, quem em pleno século 21 é um casal normal (tirando a fato que eram modelos...), ambos bem- vestidos, pareciam apaixonados, fora que eram como se fossem turistas, ou seja hipoteticamente pessoas com condições financeiras, mas não bastava: o feirante, o gari, o verdureiro, o cara que serve café no bar, jovens, idosos, todos se sentiram superiores e declararam NOJO pq o cara era negro, simplesmente isso. Um outro rapaz jovem de uns 25-30 anos ainda disse que o cara deveria ter alguma coisa pra estar com aquela mulher... pq se vc é negro, claro, vc não é bom o suficiente, e não é digno de ser amado.

O racismo que me refiro no texto é o que eu sinto: sou negra, mulher, estrangeira e sim, sou vista por muitos italianos que não me conhecem como um ser inferior ou algo menos que um ser humano, pelo simples fato de ser diferente, de outra nacionalidade, e, claro, de ser negra.

Ontem mesmo li uma reportagem que uma mocinha de 15 anos, que nasceu na Itália, mas é negra, de família nigeriana, venceu um concurso de beleza e sofreu uma enxurrada de ataques racistas pela internet(Miss Livorno 2014; se vc tiver na Itália procure no Google ou leia rapidamente o link: http://corrierefiorentino.corriere.it/firenze/notizie/cronaca/2014/25-agosto-2014/offese-razziste-miss-livorno-23015010633.shtml)

Se informe sobre o que aconteceu com a ministra Cecile Kyenge, que foi por diversas vezes insultada por motivos raciais por outros políticos, que ainda estão com seus mandatos, inclusive. Eu, inocentemente buscando apoio na internet pq não pude acreditar que o povo italiano se calaria diante de um absurdo desses, encontrei em vez de repudio, apoio aos tais políticos e ofensas, muitas ofensas, à ministra, por causa de sua pele, negra como a minha.

Poderia listar um monte de coisas, mas começo a ter náuseas, desculpe.

Fique na paz e se estiver na Itália, espero que a mesma esteja te tratando bem.

Até!

REPLY

Amei a forma como vc traduziu a verdadeira realidade de um estrangeiro na Racista Italia. Melhor ainda o modo como respondeu o aninimo. Eu sofro essa mesma situaçao ha bem 15 anos. E é tudo assim mesmo e um pouco mais, veramente nauseante.
Sinto muito em te informar, mais aquela solita e falsa afirmaçao que dizem que depende do teu carater, basta ser forte ou aquela frase da ex ministra sobre como reagir ao racismo, è FALSA!!! Nem mesmo sendo um iceberg ou Dalai Lama, o racismo doi, machuca e isso non se cura com um carater assim ou assado. E como vc mesmo disse: a populaçao è apenas "contida" e com ou sem crise, pode estar certa que até a tua vizinha maravilhosa a sogra do cuore ou a maestra da escola do teu filho vai "se revelar" de forma velada ou nao, porque, todo italiano è RACISTA sim!
Bjos e desculpe a forma affrettata da escrita.

REPLY

Claro que machuca e como machuca, ninguém aguenta ficar levando paulada o tempo todo. Fico boba na serenidade que a ministra passava em suas falas, mesmo sabendo que o povo repudiava ela, por puro racismo.
Acho que todo negro carrega dentro de si uma ou varias historias de sofrimento pelo racismo, que existe em TODO lugar. :( Lendo as ultimas noticias no Brasil também, sabemos que lá tbm não tá boa a situação, a diferença é que lá se fala sobre o assunto, tem-se respaldo na lei contra isso e muita gente já não baixa mais a cabeça.
Todo estrangeiro, consciente do que se é, vai sofrer ou já sofreu algum preconceito,
Olha, eu já encontrei muito gente legal aqui na Itália, não posso esquecer que o amor da minha vida é italiano e me ama como sou e me apóia nessas lutas todas, inclusive foi quem me apoiou a voltar a usar meus cabelos crespos naturais.
E enquanto eu puder, seja na Itália, seja em qualquer lugar, eu vou falar no assunto e vou me defender... racistas não passarão!

REPLY

Cara Nely querida, eles não querem estrangeiros em Italia mas vão aos montes para a Suiça e para Inglaterra. Depois na Suiça se fazem passar por Suíços e trazem toda a merda de la para cá. Eu sou filha de Brasileiros com muito orgulho e nascida na Suiça, nunca reneguei minha descendência, e mesmo falando Italiano fluentemente, pois vivo na parte Italiana, já sofri preconceito e sou branca, não pelos Suíços mas pelos Italianos que se dizem Suíços. Se um dia puder regresse a casa, eu estou em casa pois eu nasci aqui, mas meus pais regressaram ao Brasil, pois a humilhação era muita, e sofrer humilhação devido a outros emigrantes que pensam que isto é deles é lixado.

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates