terça-feira, 1 de abril de 2014


Estamos em 2014 e eu quero falar de 2013
Com certo atraso, admito, mas bem dizem que o ano pro brasileiro só começa após o carnaval, né?
Se disserem algo sobre o ano começar só depois da Páscoa, vou estar inclusive me antecipando. :)

A verdade é que este blog é atemporal e é o que me motiva a escrever, então é justo que eu deixe registrado aqui que 2013 foi um super ano pra mim.

Janeiro-2013:
Neve, frio, calafrios, muitos calafrios. Primeira vez no frio europeu, primeiro casacão modelo pneu mascote da Michelin, primeira vez que vi a neve cair. 
E sabem que eu até gostei? Toda vez que eu abria a porta de casa e encarava aquele frio era como se abrisse a porta para aquela minha Europa idealizada, dos sonhos da mocinha brasileira que achava inverno europeu a coisa mais ficcional e elegante do mundo.
Janeiro também foi o mês que mais me senti fora de orbita. Foi bem difícil.
Chegar do calor de 40 graus do verão carioca direto pra friaca europeia, ter que aprender a comprar roupas que mais parecem armaduras, o choque cultural com o réveillon daqui, somados à a sensação de não pertencer a lugar algum.
O fato de não ter vínculos (amizade, trabalho, etc) nem aqui nem lá doeu bastante nesse mês. Ainda bem que Vincenzo foi bem paciente e esteve sempre do meu lado me amparando.

Passeio do mês: Casertavecchia, pequena cidade medieval no sul da Itália.

Lovers in Caserta Vecchia.
  

Fevereiro-2013: 
Para me lembrar que carnaval é coisa do demo, fui ver muito mas muito mais neve em Livigno, cidade na fronteira da Itália com a Suíça. 
Sabem aquelas paisagens perfeitas, com paredões de montanhas branquinhas de neve? Então, elas existem! E a Suíça é o paraíso delas.
Foi também o mês de voltar a aprender italiano, de fazer amizades no cursinho, de andar com minhas próprias pernas por Milão, de descobrir que é possível ter vida social mesmo com frio, chuva, neve.
Ensaiei dar aulas de português para italianos e fazer voluntariado em hospital, mas não foi muito pra frente por causa da minha pouca segurança com o idioma italiano.

Sambando na neve de Livigno :)


Março-2013: 
Visita brasileira que valeu pelo mês inteiro! Uma amiga da/pra vida inteira que me trouxe uma outra amiga e muito amor, abraços, força, carinho e aquele gostinho de adolescência: papear até altas horas da madruga, gargalhar até a barriga doer... :)

Passeio do mês: Mais uma vez a Bellagio, norte da Itália. Dessa vez com neve no horizonte e amigas brazucas.

A Páscoa mais feliz♥ 

Abril-2013: 
A primavera tardia começou a florescer pelas bandas daqui e com ela um ânimo de vida maior. 
Foi um mês de passeios, estudos, sol, praia, feriados. 

Passeios do mês: Nápoles e conheci algumas praias da região da Ligúria.

La Bella Napoli♥


Maio-2013: Mês da mães (embora nada na tv te faça lembrar exaustivamente disso) e quando eu mais senti falta do colinho da minha mãezona. 
Foi meu primeiro teste em italiano e eu perdi, falhei. 
Para quem não sabe, sou enfermeira e como tal para ter o diploma reconhecido aqui na Itália, depois de toda a burocracia de traduções e legalizações, é necessário se submeter a uma prova de Enfermagem no Ministério da saúde italiano em Roma- tudo em italiano, né?, dividida em etapas teórica e prático-oral – já disse que era tudo (5anos de facul!) em italiano, né?
Então, eu a fiz pela primeira vez em maio e não passei.
Hoje vejo que foi um despertar para uma Nely com mais foco e disciplina, de certa forma mais madura e pronta para encarar as coisas com mais seriedade.

Passeio do mês: Reencontro com Roma, la capitale. 

Junho-2013:
Felicidade tem nome e endereço: Rio, presente do verbo rir.
Chorei de emoção no aeroporto em poder abraçar minha deusa-mãe que tanto amo, cheguei de viagem em um dia, virei anonymous no outro, fui em todos os protestos do Gigante que estava acordando, tomei bomba de gás lacrimogênio e vi o cerco injustamente se fechando contra manifestações legítimas e pacíficas.
Entendi que amigos vão e vem, uns se aproximam, outros se afastam e que dos poucos e bons eu não abro mão.

Passeio do mês: Bérgamo (cidadezinha linda a 30 minutos de Milão) e claro, Rio de Janêro!

O Gigante acordou mesmo?
O que ficou de aprendizado desse semestre: 
1- O começo de uma nova vida nas Zoropa não é nada fácil! 

2- O tempo passa muito rápido quando se muda de país: foi uma avalanche de coisas novas acontecendo, tudo em outro ritmo, lugar e contexto diferentes do que eu estava acostumada desde que aprendi a andar. De pirar ou surtar qualquer um! Me mantive serena.

3- Tem tanta gente querida lá no Brasil que nunca sequer vai sonhar em tudo de bom que eu vi e tenho visto e vivido, em como sair da zona de conforto nos faz amadurecer, o quanto eu enriqueci culturalmente e pessoalmente falando só pelo simples fato de ter me jogado no mundo por (e com) amor. Me afastei de muita gente e muita gente se afastou. Alguns porque não me procuraram, alguns porque não se interessam mais, alguns porque não estão precisando.

4- Sou f#@%a!

5- Sonho com um mundo onde os conselhos gratuitos das pessoas que "se preocupam" comigo sejam somente esses: "Faça o que seu coração mandar e seja feliz". Simples assim. Tititis e abobrinhas sobre o que eu fiz da minha vida ou sobre o que devo fazer, eu dispenso. 

6- Paciência é a chave do negócio. 
6.1- Coragem é a outra chave do negócio. 

7- Não dá pra fazer dieta na Itália. 



8 comentários

Oi, Nely!

Que legal o seu resumão dos 6 primeiros meses de 2013, curti!

Eu estou tentando anotar as coisas boas de cada mês, assim poderei fazer um resumão no início do ano que vem. Não simplesmente por fazer, mas acho que conforme o tempo vai passando, nós vamos esquecendo os momentos felizes que permearam o nosso ano e temos tendência a lembrar ou só dos momentos de felicidade escalafobética ou dos de tristeza. Eu pelo menos sou assim... E é importante conseguir enxergar os momentos felizes da vida!

Eu adoro neve, não à toa vim morar no Pólo Norte. Tem muita coisa para fazer no inverno e até agora ele é minha estação favorita. :)

Beijos,
Lidia.

REPLY

Oi, Lidia!
Eu adoro listinhas, resumos e afins. Quando acontecem essas mudanças enormes na nossa vida, parece que o tempo voa, tamanha a intensidade das mudanças que a gente tem de absorver. Gosto de escrever porque gosto mesmo e também para lá na frente relembrar as sensações, os sentimentos, notar uma evolução, notar que certas coisas não mudam e outras se tornam obsoletas... e por aí vai!
Para mim, funciona como rever fotografias.
Escreva sim! :) Eu não sou vaselina mas constatei que gosto de todas as estações, posso mudar meu humor de acordo com cada uma delas. não é o máximo isso? rs
Beijos!

REPLY

Gostei do relato, Nely! Parece ter sido mesmo um ano maravilhoso! E o mais legal foi ver a lição que você aprendeu com sua viagem ao Brasil. Eu também aprendi isso!
Espero pela continuação! :)
beijos daqui da Alemanha!
Ana

REPLY

Oi, Ana!
Esse aprendizado é um dos mais doloridos mas quer saber? é um divisor de águas, é uma das coisas mais libertadoras podemos dedicar nosso tempo e nossa energia a quem realmente vale a pena, a quem realmente é de verdade. :)

REPLY

pra mim, ano bom é ano novo. e parece que o teu foi mesmo bem cheio de novidade, né?! ... quero só ver a parte 2 da estória =)

REPLY

É sempre bom fazer uma retrospectiva por vários motivos um deles é agradecer pelas coisas que vivemos e aprendemos.
Abraços pra ti :-)

REPLY

Ana, já tem parte 2 da estória aqui :)
gigantesca mas é tao bom lembrar :)

REPLY

é verdade! e é por isso mesmo que eu adoro retrospectivas :)

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates