Na minha opinião, certas frases feitas estão sendo levadas muito a sério, quase como “filosofias de vida”, moldando perfis das pessoas na internet (e talvez na vida real também). Minha saga cybernética (essa palavra parece tão ultrapassada, né?!) confirma isso, pois me deparo diariamente com frases de status do Orkut e frases de MSN tão sem criatividade...
É tudo tão “copiar e colar” que não há muito espaço para a originalidade. E quando há originalidade, há plágios descarados (eu já sofri vários, inclusive de amigos sem personalidade alguma!) voltando à mesmice da falta de criatividade. Nesse caso, até o plagiado virá a ser taxado de plagiador por terceiros, num ciclo sem fim... Caiu na net, azar o seu!
Falando em cair na net, o site pérolas do Orkut é muito tosco de engraçado! São muitas bizarrices tiradas de álbuns e páginas do Orkut. No quesito álbuns, as frases feitas se destacam como legendas, dando todo o sentido à falta de sentido das frases feitas. Há fotos em poses sensuais, explicadas com frases: “O amor não é eterno, eterno é a capacidade de amar” (!) ou “Palavras não são pedras mas quando jogadas com força machucam” (!!). Há fotos com grupos de amigos com cara de loucos que dizem: “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje” e há fotos de paisagens com os dizeres: “O que é para ser nosso, ninguém tira”(!!!). Eu disse que não havia criatividade, mas agora concluo que me enganei: Haja criatividade!
Com todo o meu saber científico, resolvi tentar elucidar algumas das frases mais expressivas:
Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje/ Acorde arrependido mas não durma com vontade – Faça logo esta merda hoje porque amanhã terá pensado melhor e passado o calor do momento, você não fará a merda ou de certo, se arrependerá. Ou então faça, seja imediatista, pense primeiro no prazer (que dura pouco) depois nas conseqüências (que podem durar séculos).
O tempo cura tudo – Não o tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas desloca o incurável do centro das atenções.
O que tiver de ser, será – É e o que não tiver de ser não será. Portanto, aja em prol de fazer as coisas que devem ser, serem e de impedir que as coisas que não tiver de ser, de serem.
Deixa acontecer naturalmente – Pagodaço super filosófico do grupo carioca Revelação.
O que é seu está guardado- E tão bem guardado que nem você sabe onde.
O que é para ser nosso, ninguém tira – Esse é complexo demais, ainda não cheguei a esse grau de entendimento.
Há males que vem para o bem - É até verdade, mas quando você reconhece que te faz bem, o mal deixa de ser um mal e se torna um bem (masoquismos a parte, claro).
Vai passar – É, tudo passa. Mas o que se faz até lá?
Nunca diga desta água não beberei – Versão mais limpinha do “Não cuspa para o alto porque o cuspe pode cair na sua cara”. Diga da água deste copo, garrafa, vasilhame, galão e/ou fonte eu não beberei. Porque a água é a mesma em qualquer parte do mundo... Ha!
Os últimos serão os primeiros/ Vencedor não é aquele que chega em 1º lugar mas sim aquele que mesmo com dificuldades completa todo o percurso- Esses foram criados por nosso herói Burrinho (ops! Rubinho) Barrichelo. Depois que descobri que foram criados por ele, entendi todo o sentido.
Nunca diga nunca- Exceto ao pronunciar essa frase, claro. Ou então, n*nca pronuncie essa frase.