terça-feira, 29 de julho de 2014

Uma das coisas legais de morar em uma cidade grande como Milão é a vasta e acessível oferta cultural disponível.
Em 2 anos morando aqui, acredito já ter ido mais vezes a museus que em toda minha vida no Rio de Janeiro. Sem contar os excelentes shows, muitos destes gratuitos ou com ingressos a preços módicos.

Eu me sinto super feliz quando consigo marcar o tão sonhado [X] ao lado de algum nome da listinha de artistas que eu sonhava em ver ao vivo e que, se estivesse no Rio, provavelmente ainda estaria sonhando. São as pequenas conquistas que a Europa me dá, e no final das contas, sábio foi aquele que proclamou que são as pequenas coisas que valem mais.

Enfim, depois de Esperanza Spalding, Damien Rice e Charles Bradley (contei sobre ele no blog aqui), semana passada foi a vez de ver ao vivo o artista Yann Tiersen.

Yann Tiersen é um compositor e multi-instrumentista francês, que toca piano, acordeom, violino, guitarra, carrilhão, banjo, bandolim, violão, cravo, vibrafone, baixo, e qualquer outro instrumento que você colocar na mão dele. 
Ele não só toca vários instrumentos, como toca dois ao mesmo tempo. 

Yann ficou mundialmente conhecido pela composição e performance da trilha sonora do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” (2001) filme com um roteiro original, com ares de contos de fadas, ambientado no bairro parisiense de Montmartre.

A musicalidade desse cara é tão importante pra mim que a música que chorou no violino na minha ilustre entrada no meu casamento italiano foi a lindíssima “La valse d’Amélie” que é a trilha da minha vida. Na trilha do filme, disponível na íntegra no Youtube, temos a sua versão clássica (a minha favorita!) em cravo, acordeom e piano de brinquedo, além das versões em piano e orquestra, cada uma mais bonita que a outra.

Além disso, Yann foi importante pra mim durante os meses mais tensos que vivi aqui, os meses pré-prova de reconhecimento do meu diploma universitário de Enfermeira. Foram dias frios e cinzas, de leitura intensa, onde café e Yann me faziam companhia. 

Assistir (ou apenas ouvir) o processo de produção de seu cd "La Traversée" (link aqui) me levava a uma espécie de sintonia divina com os deuses da genialidade. “Quisera eu ser só um pouquinho talentosa e genial como esse cara! Quisera eu poder fazer algo grandioso uma vez na vida!” - eu pensava.
E entoava esse mantra, movida pela sua música, que é um bálsamo para alma, uma inspiração para a criação, o que me encorajava pouco a pouco e no final o resultado dessa dura prova foi positivo!
Porque a valsa pode ser da Amélie mas quem a dança SOU EU!

E o tão esperado dia de ver esse cara ao vivo chegou e foi um dos dias mais especiais da minha vida.
O lugar do show deu aquele toque a mais: Villa Arconati (ou Castellazzo), uma casa-museu dos anos 1700, patrimônio histórico nacional da Itália por ser uma obra-prima do estilo barroco do norte italiano.

Foto da internet, retirada do site Wikipedia.

Convido a quem ainda não conhecia o Yann, a conhecê-lo e se apaixonar como eu, a cada canção.

Deixo esse trecho de um show ao vivo em 2001, onde ele toca três composições que fazem parte da trilha sonora do filme. A primeira é “A Quai”, em acordeon; a segunda é “Sur le fil”, em violino, e por último “Le Banquet”, no acordeon e com uma paleta de violino sobre um vibrafone.

A vocês, as palavras. Eu fico sem. ;)


3 comentários

Me emocionei com esse post, Nely! Dá pra sentir a admiração que você sente pelo Yann Tiersen. Do trabalho dele só conheço a trilha sonora do filme Amélie, que é o meu favorito de todos os tempos. Fiquei curiosa para conhecer outros álbuns, qual você me indica?

beijos!!!

REPLY

Ahhhh Milao!!! Aqui em Arezzo o must è nos contentar com o Pieraccione... mas to me lamentando nao, pq adoro ele... mas tb sò encontramos ELE!!!!

REPLY

Eu não conhecia o Yann Tiersen e adorei ser apresentada a ele neste post :-). Deu pra sentir a sua admiração pelo artista. E que bom que vc terá a chance de assisti-lo ai em Milão. Acho que vai ser um show lindo!!
A propósito Milão não 'e tão longe de onde eu moro, mas eu sempre adio uma visita a cidade :-(. Tenho que corrigir isso logo! Bjs

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates