quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Quando cheguei aqui 10 entre 10 pessoas me perguntavam sobre o clima no Brasil. Espantados com as altas temperaturas do verão do Hell de Janeiro, me perguntavam: "mas o calor é úmido ou seco? Por que quando é úmido a sensação térmica é pior." 
Ou diziam: "Ah, não faz frio! Mas no inverno o clima é úmido ou seco?” 
Juro que nunca entendi isso e sempre achava que calor era calor e frio (de 20 graus) era frio.  
Mas italiano é sensorial e sente a umidade do calor/frio ou a secura do calor/frio na pele. Existem ainda o vento que corta- suave ou profundamente; e a umidade que te faz sentir frio nos ossos- deixemos esse assunto pro próximo inverno.

Mal descobri a sensação de respirar gelo no inverno passado e nesse outono já estou eu descobrindo a sensação de ver e quase tocar a umidade, e ser tocada por ela nas minhas roupas. E não, não estava chovendo.


Pra quem tinha dúvidas: sim, moro em Milão, a capital italiana da neblina.

2 comentários

Ah, que legal, você mora na Itália! Eu quero conhecer a Itália com a minha mãe, pois os avós dela imigraram daí para o Brasil e ela sempre teve vontade de conhecer o país de onde seus avós vieram! :)

Olha, essa coisa de úmido x seco é coisa séria, viu? Quanto mais úmido, mais extrema a temperatura, seja frio ou calor. Eu, por exemplo, cheguei em Montreal no verão, vindo de Brasília, uma cidade super seca e passei muito mal por causa da umidade. Minha pressão vivia caindo, meus dedos da mão e meus pés inchavam todos os dias, era horrível. Calor assim eu só havia sentido antes no Rio de Janeiro e em Fortaleza!

Quanto ao inverno, aqui temos temperaturas bem extremas, mas temos muitos dias de sol, céu azul e a estação é bem seca, então não dá aquela sensação de "frio nos ossos" que o inverno úmido dá. Aliás, eu já vi vários europeus dizendo que sofriam mais com o inverno úmido de certas regiões da Europa do que com o inverno de Pólo Norte daqui.

Beijos,
Lidia.

REPLY

Interessante, Lidia! No Rio, eu não passava mal com o calor mas passei mal em Roma, por exemplo. Esses mistérios da umidade x secura ainda não são claros para mim. rs
Que bacana saber que vc tem ascendentes italianos. Quando vierem à Itália, não deixem de incluir Milão no roteiro! :)

REPLY

Doe vida a esse blog: comente! Comentários moderados, portanto não aparecem automaticamente, ok?

Dúvidas? Sugestões? Dividir experiências? Elogios ou críticas? Passando por Milão e querendo combinar um café?
Escreva para:

blogdanely@gmail.com

Sei lá, mil coisas! . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates